Pessoas Online

Nós temos 5 visitantes online

Enquete

O que você achou deste Site
 
Lentes Intraoculares PDF Imprimir E-mail
  • Quais são os tipos de lentes intraoculares?

    Atualmente existe uma grande variedade de lentes para a cirurgia de catarata. Temos diferentes tipos de lente intraocular que podem ser classificados em relação ao foco: monofocal ou multifocal, em relação ao material : acrílico, silicone, PMMA, em relação ao tamanho : dobráveis ou não, em relação à presença de filtro de luz amarela.

  • Qual tipo de lente devo colocar ?

    Fale com seu oftalmologista para fornecer maiores informações sobre as indicações e benefícios de cada tipo de lente. O mais importante é que cada lente tem sua indicação precisa e deve ser feita pelo médico após a avaliação.

  • O que é uma lente monofocal?

    Uma lente intraocular monofocal direciona os raios de luz até um ponto focal. Infelizmente, este único ponto focal proporciona visão nítida apenas para uma única distância. Assim, será necessário o uso de lentes corretivas, como óculos, para proporcionar visão de perto, intermediária e de longe, simultaneamente. O importante é ressaltar que no pós operatório, o potencial de visão irá melhorar em comparação ao pré operatório seja com ou sem óculos,desde que não exista outra anormalidade ocular.

  • O que são lentes multifocais?

    São lentes que proporcionam múltiplos focos e são divididas em múltiplas zonas ópticas em forma de anel com diferentes graus, buscando obter a visão de perto e de longe. Existem zonas de transição entre estes anéis que podem causar distúrbios visuais, tais como halos ao redor de luzes, que são chamados de fenômenos fóticos. Os fenômenos fóticos são normalmente influenciados pelo tamanho da pupila.

  • Para que serve a lente com filtro amarelo?

    O fundo de olho contém o pigmento melânico, um pigmento amarelado chamado Lipofuscina. Com o avanço da idade, ocorre um aumento da concentração de Lipofuscina na mácula, o que leva a uma maior absorção da Luz Azul. O efeito danoso da Luz Azul é significativo em idosos, principalmente pela maior concentração da Lipofuscina. O cristalino quando retirado com a catarata, somado à maior concentração de Lipofuscina acelera o processo da degeneração na mácula.

  • É possível corrigir a astigmatismo com a cirurgia de catarata?

    As lentes intraoculares tóricas são indicadas para pacientes com catarata e astigmatismo corneano moderado a severo. Está nova tecnologia permite a correção dos graus de miopia ou hipermetropia e também do astigmatismo pré existente.  Uma adequada avaliação pré-operatória se torna fundamental para identificar as indicações para o implante de lente tórica.

  • O que são lentes intraoculares multifocais tóricas?

    As lentes intraoculares multifocais tóricas são indicadas para pacientes com catarata e astigmatismo corneano moderado a severo associadas ao benefício da melhora da visão de perto. É particularmente útil para os pacientes com catarata onde os métodos incisionais podem não corrigir adequadamente o astigmatismo. Anteriormente os pacientes que possuiam astigmatismo corneano significativo não podiam implantar lentes intraoculares multifocais.



  • Pacientes já submetidos ao procedimento e que possuem graus residuais, podem ser reoperados e implantarem lentes intraoculares adicionais para complementação do grau?

A lente, idealizada pelo cirurgião austríaco Michael Amon, da Universidade de Viena, para ser colocada no sulco ciliar permitiria a correção dos erros refracionais residuais sem a necessidade de retirada/troca da lente intraocular já inserida, evitando os traumas e os    riscos cirúrgicos inerentes a esse procedimento. Seria útil também para aqueles pacientes já com lentes intraoculares de cirurgias prévias que tem a correção com laser contraindicada por apresentarem alterações topográficas da superfície ocular, disfunções lacrimais ou espessura corneana limítrofe. Essa lente, denominada Sulcoflex® Pseudofácica, foi desenvolvida pela empresa inglesa Rayner®, responsável pela manufatura da primeira lente intraocular implantada no mundo, em 1949, por Harold Ridley.

  • O que são lentes intraoculares acomodativas?

Inspirada na lente natural do olho humano, o cristalino, a lente intraocular acomodativa foi desenvolvida para atender às necessidades dos pacientes que precisam se submeter à cirurgia, mas que não querem abrir mão de suas atividades diárias e seu estilo de vida. Esse tipo de paciente demonstra preferência por lentes que ofereçam melhor qualidade visual e efetiva recuperação do alcance de visão, com mínima dependência de óculos após a cirurgia.

A lente intraocular acomodativa Crystalens®, a primeira aprovada pela Anvisa (Brasil) e FDA (EUA), foi projetada exatamente para recuperar esse alcance completo da visão, além de eliminar os efeitos causados pela catarata, como a visão embaçada ou amarelada. Para isso, mimetiza a capacidade natural de focalização, ajustando-se como a lente natural do olho, o que proporciona ao paciente enxergar de perto, longe e de qualquer distância intermediária.

Apesar de toda a tecnologia e inovação proporcionadas pela Crystalens, o paciente deve sempre consultar um cirurgião especialista antes de optar por qualquer tipo de lente.